Limão 🍋!
Puro ou com alguns outros ingredientes, o shot de limão pela manhã se popularizou entre os adeptos da boa forma e vida saudável nos últimos anos.
Eu confesso também que gosto muito dos seus benefícios, que são muitos!
Mas como tudo na vida: cautela e canja de galinha não fazem mal a ninguém!
O ácido cítrico presente em muitas frutas e na maioria das bebidas, apresenta um risco muito maior de erosão* do que outros ácidos. Ele tem uma ação quelante sobre o cálcio do esmalte dental.
Para não deixarmos de consumir o limão e todos os outros alimentos cítricos saudáveis, especialmente frutas, devemos tomar alguns cuidados para evitar a erosão* dental.
Um exemplo seria realizar a escovação com creme dental contendo flúor antes da ingestão de substâncias com baixo pH (ácido).
A escovação imediata após o consumo de sucos de frutas cítricas e o shot de limão deve ser evitada, já que o esmalte encontra-se desorganizado e pode ser removido facilmente pela abrasão durante a higienização com a escova.
Para tanto, recomenda-se um enxágüe da boca prévio e aguardar em torno de 30 minutos antes da escovação.
Outra sugestão seria o uso de canudos. Os reutilizáveis, de preferência. Não só os seus dentes mas o meio ambiente também agradece!
Informação complementar:
A erosão* é um tipo de lesão cervical (na base do dente) não cariosa que se desenvolve como conseqüência da perda de estrutura dental causada por ação química, sem o envolvimento de bactérias e pode ter origem intrínseca ou extrínseca. Os fatores causadores extrínsecos são: dieta (frutas, bebidas ácidas), meio ambiente (indústrias químicas, piscinas cloradas) e medicamentos (vitamina C, aspirina, ácido clorídrico). Os fatores intrínsecos são: doenças que provocam regurgitação do suco gástrico ou diminuição do fluxo salivar.