A dor orofacial pode, muitas vezes, estar associada a um problema articular na ATM (Articulação Temporomandibular) que é uma articulação próxima ao ouvido que funciona, principalmente, durante a abertura e fechamento da boca.
Os principais sinais e sintomas da DTM (Disfunção da Articulação Temporomandibular) são: dor na região da cabeça e do pescoço, sons na articulação durante a fala ou a mastigação (ex. estalos, crepitações), função irregular ou limitada na abertura e no fechamento da boca, zumbido no ouvido e travamento da mandibular.
A origem da DTM ainda não é muito bem definida podendo ser atribuída a fatores locais, como estresse ou parafunção, assim como a fatores hereditários, como anatomia individual das estruturas. As formas mais conhecidas são muscular (60%), articular (20%) e muscular com comprometimento articular (20%). A DTM muscular é a mais frequente delas e ocorre diante da disfunção dos músculos envolvidos na mastigação.
Estes problemas causam muitos transtornos para o indivíduo, afetando diretamente a qualidade de vida, uma vez que a dor pode se manifestar de diferentes formas, variando de pessoa para pessoa, podendo durar segundos, minutos, horas, dias e até meses.
Existem diversas linhas de tratamento para as disfunções de ATM.
Muitas vezes, consideramos tratamentos multidisciplinares e sob atenção de várias áreas para uma boa condução e prognóstico favorável
O que inclui especialidades como fisioterapia, psicologia, medicina do sono e otorrinolaringologia