‘’ Dra Carol, eu amo vinho tinto e café! O que posso fazer para evitar o escurecimento dos meus dentes?’’
Essa pergunta é recorrente aqui no consultório! Também sou apaixonada por vinho tinto e aquele cafezinho expresso e vou contar para vocês as dicas de ouro para evitar o escurecimento dos seus dentes por conta do consumo de bebidas e alimentos escuros.
A boa notícia é:
Não precisamos nos privar do prazer de um cafezinho ou de um bom vinho tinto por isso!
E fica a dica:
Acabou de tomar o cafezinho ou vinho tinto? Tome uma água!
O ideal mesmo seria escovar os dentes, mas sabemos que nem sempre isso é possível. Quando você toma água após o consumo dessas bebidas, você remove aquela saburra escura que fica na cavidade oral, principalmente na língua. Isso é válido para outros alimentos escuros, como o açaí, que também tem essa propriedade de coloração dos dentes. Essa dica também vale para aquele molho Shoyu que adoramos na comida japonesa, tá?
O consumo de bebidas e alimentos escuros poderá causar gradualmente o escurecimento dos seus dentes, caso você não tenha hábitos de higiene bucal adequados.
Para quem está em andamento no tratamento para clareamento dental, oriento que, em um período de 24 após a sessão, sejam evitados alimentos sólidos e líquidos escuros.
Nesse período recomendo deixarem o tinto de lado e saborearem o vinho branco!
Lembrando que para pessoas que possuem sensibilidade dental, uma excelente opção para clareamento é o nosso tratamento com protocolo #zerosensibilidade.
Aqui temos três tipos de clareamento que aplicamos aos pacientes, um deles seguramente indicado para seu caso!
Outra dica é o bochecho, à noite, com enxaguatórios específicos para clareamento dental (aqueles que prometem clareamento, mas que na verdade ajudam mesmo apenas a prolongar o seu efeito).
Espero que vocês coloquem em prática essas dicas simples mas eficientes!
Já será o primeiro passo para reduzir o escurecimento dos seus dentes, podendo desfrutar do seu vinho sem culpa!